segunda-feira, maio 22, 2006

Iniciais iguais são legais (e rimam!)




Marcelo Campos criou o Quebra-Queixo; Roger Cruz criou as GutGutz; a Marvel tem o Homem-Aranha, Demolidor, Sr. Fantástico e Mulher-Invisível, Hulk; e até a DC tem o Capitão Marvel. O que eles têm em comum? Vamos ver mais de perto: Quebra-Queixo, GutGutz, Peter Parker, Matt Murdock, Reed Richards, Susan Storm, Bruce Banner e Billy Batson. Agora ficou fácil, não? Claro que existem muito mais exemplos de personagens de Quadrinhos cujas letras inicias dos nomes são iguais. É um velho truque que os roteiristas usam ao nomear suas criações. Cria uma sonoridade muito legal!

Sempre tive problemas para criar nomes para personagens. Há quem diga que é uma arte. O fato é que nomes são importantíssimos, às vezes até definem o personagem! Num dos Harry Potters (terceiro, eu acho) quando tentavam descobrir quem era o lobisomem vocês não olharam para o professor Lupin e pensaram "Lupin, hein? tô te sacando!" Outro truque velho é usar as iniciais de Jesus Cristo para nomear personagens com a missão de salvar o mundo, vide "John Connor" do Exterminador do Futuro. Tem mais gente que fez isso, só não me lembro agora.

O que tudo isso tem a ver com o desenho? Bom, é uma pin up pro Roger das GutGutz. Mas além disso nada. Estou apenas divagando. Isso aqui não é o desenho do He-man, onde depois de toda a aventura e o reaproveitamento de cenas (quantas vezes ele deu aquele golpe em que ele agacha, levanta no ombro o inimigo que vinha correndo e o arremessa para trás???) , desculpe esse flash-back foi longo, depois de toda a aventura aparece ele nos ensinando uma lição muito valiosa para nossas vidas que tem coincidentemente um grande paralelo com a aventura do dia!

Viram, divaguei de novo!!! O que eu quero dizer é que eu não quero dizer nada, só comentar trivialidades do mundo nerd. Bom, pelo menos hoje. Semana que vem espero estar mais inspirado.

Bom, fiz a arte-final do desenho (aquele lá em cima, lembra?) com o Illustrator. Acho que fica um resultado interessante, além de ser mais rápido pra esse tipo de arte. É só escanear o esboço, jogar no Illustrator com opacidade reduzida (ou reduzir no Illustrator mesmo), criar um layer por cima e brincar com os brushes e as linhas ao finalizar.

A cor já está pronta também, mas vocês só a verão quando o Roger lançar o álbum das GutGutz, com desenho e arte-final do mesmo e cor do também amigo e novo colaborador da Folha de S. Paulo, Weberson Santiago. Beleza?

Até semana que vem!

P.S.: Na verdade o texto tem um porquê (mas é um porquezinho). Antes de começar a escrever o texto fiz o título sobre as GutGutz (GG), pensei sobre o QQ, aí o título rimou e decidi fazer uma "ode" aos nomes de personagens. Ah, eu avisei, é um porquezinho bem pequenininho!!!

7 comentários:

mercadovisual disse...

Olá Fujita, Brigadão pelo coment no meu blog. Às X temos grandes idéias qdo. estamos divagando, no banheiro por exemplo. E, uma divagação sua, qdo lida por outro(ou vice-versa) pode desencadear uma revolução de idéias.
Sucesso, sempre!!

Gilberto

Amilcar Pinna disse...

Eita nerdisse master hauahuahuah!
Ta muito lindo isso Fujis!! Tua artefinal tbm ta foda!
Abç

Flashb disse...

Hey yo, E aí grande Artur, cara andei dando uma olhada em seus trabalhos, que diga se de passagem são de um alto nível de profissionalismo e qualidade.
Você tem um estilo próprio seu, mas vejo que você é bem diversificado para trabalhar com outros estilos.
Gostei muito da sua arte final, e sua colorização, sem falar das criações das Ilustrações, Parabéns pelo excelente trabalho!!!
OS: Ia me esquecendo eu também sou ilustrador assim dizendo “novato” e gostaria de saber se poderíamos estar trocando figurinhas, ou estarmos conversando sempre, logo abaixo segue meu e-mail e MSN caso você tenha para conversarmos.
Também tenho um blog onde ficarei muito feliz se você puder visitar e deixar lá seu comentário seja critica ou opinião.Vou ficando por aqui aquele abraço e sucesso.
Blog: www.flashb.zip.net
e-mail: flashb90@yahoo.com.br
MSN: flashb90@hotmail.com

Weberson Santiago disse...

Ceeeeeeeeeeerto, meu japonês lindo! Batuta! Posta o colorido!

Alexander disse...

Grande Fujita... o Mestre das cores, mas cadê as cores do desenho??? Valeu pela visita e pelos comentários lá no blog... abraço!!!

bruno oliveira disse...

ééé, coloca colorido aê =)
Cara, tô querendo fazer uma pin-up de um dos fan fics do Marcelo... será que você não conhece ninguém que pintaria não, hein? hein? Hahaha
Eu nem tenho seu e-mail!! Escreve pra mim: bbrunoliveira@gmail.com

Fernando Raposo disse...

Grande Fujita...não sei se irá ver este "comment", por se tratar de uma ilustração antiga, mas navegar pelo seu blog é como se estivéssemos em uma sala de aula, porque os poucos minutos que passei, olhando sua arte e lendo os seus posts, consegui dar um upgrade em minhas técnicas de forma impressionante, ou seja, entender coisas que antes eram apenas "as grandes dúvidas da humanidade".
Cara, eu te agradeço por esta "aula".
Um grande abraço!!!